O que é
O teste respiratório do hidrogênio expirado é um exame que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar a causa de sintomas gastrointestinais. A ação das bactérias intestinais na digestão do substrato testado resulta na formação de hidrogênio que se difunde pela corrente circulatória e chega aos alvéolos pulmonares e é eliminado com a expiração. São feitas repetidas medições do nível de hidrogênio no ar expirado, formando um gráfico. A análise deste gráfico permite ao médico diagnosticar problemas de digestão ou absorção. Com isso é possível detectar o nível de hidrogênio através do ar exalado pelo paciente e identificar problemas na digestão ou absorção alimentar no intestino delgado.Indicação
O exame deve ser realizado quando houver desconfiança de problemas de má absorção de carboidratos e açúcares. Ele é considerado eficiente nas investigações de patologias como intolerância e má absorção da lactose, da frutose, na Síndrome do Intestino Irritável, no supercrescimento bacteriano do intestino delgado e no tempo de trânsito intestinal. O exame é indicado para pacientes com sintomas como distensão abdominal (barriga estufada), diarreia, dor abdominal, cólica intestinal, flatulência, eructações, entre outros.O teste pode ser feito utilizando as seguintes substâncias:
– LACTOSE – GLICOSE – FRUTOSE – LACTULOSE – SORBITOLO tempo de trânsito colônico é um exame simples que permite a avaliação da motilidade colônica.
A principal indicação deste exame é a constipação intestinal crônica grave em pacientes nos quais outras patologias intestinais, causadoras de constipação, já foram descartadas.
Isso quer dizer que para fazer este exame é necessário ter excluído doenças orgânicas potencialmente causadoras de constipação intestinal, como por exemplo, neoplasias colorretais, doença diverticular dos cólons, estenose (estreitamento) de segmentos colônicos ou do reto secundária a patologias inflamatórias ou infecciosas, entre outras causas.
Para realização do exame o paciente deverá ingerir uma cápsula Sitzmarks® via oral com água. Em seguida, o paciente deverá ser submetido a um Rx de abdome simples no terceiro, quinto e sétimo dias, após a ingestão da cápsula. Cada cápsula contem 24 marcadores radiopacos que serão eliminados naturalmente com as fezes.