Emagrecer é uma necessidade e, ao mesmo tempo, um grande desafio para parte da população brasileira. Alimentação saudável e atividades físicas ainda são os princípios do tratamento, entretanto, para muitas pessoas, as dificuldades são muitas para alcançar o peso ideal . Pensando em ampliar as alternativas para a perda de peso, passamos a utilizar uma nova evolução tecnológica do balão intragástrico, que é o ajustável.
Assim como outros balões intragástricos colocados dentro do estômago sem cirurgia, o Spatz é inserido por endoscopia em regime ambulatorial, ou seja, não há internação hospitalar. O objetivo é aumentar a sensação de saciedade e colaborar com o processo de emagrecimento para pessoas com sobrepeso e obesidade. Associado a um acompanhamento por equipe multidisciplinar, como nutricionistas, professores de educação física e médicos, garantindo assim a compreensão de todos os processos que envolvem o tratamento de emagrecimento saudável para que os resultados sejam duradouros. O balão intragástrico é um dispositivo de silicone que é inserido vazio no estômago e depois preenchido com soro fisiológico. O procedimento é realizado através de endoscopia digestiva sob sedação.
Este resultado torna o balão intragástrico Ajustavel um tratamento não invasivo de referência para a obesidade.
Ajustável
Ao longo de todo o tratamento, poderemos ajustar e alterar o volume do balão.
É nos primeiros meses de tratamento que se consegue uma importante perda de peso. Depois, o estômago do paciente habitua-se ao balão e este começa a perder o seu efeito saciante. Os estudos clínicos mostram-nos que 80% da perda de peso esperada se produz nos três primeiros meses.
Nos primeiros dias com o Balão Intragástrico podem ser difíceis. Os pacientes necessitam reduzir o mal-estar e as náuseas que se produzem, enquanto o estômago se vai adaptando ao balão. Num pequeno número de casos, alguns pacientes não podem superar esta primeira etapa e pode ser necessário retirar o balão antecipadamente. Com o Balão Ajustável Spatz o médico, através de uma simples endoscopia, poderá reajustar o volume do balão reduzindo assim o mal-estar ao paciente. Mais tarde, quando o estômago já se tiver acostumado ao balão, o médico poderá voltar a introduzir líquido através de uma simples endoscopia.
A possibilidade de ajuste é uma característica exclusiva do Balão Ajustável Spatz, o que oferece vantagens para o paciente, visto que melhora significativamente as possibilidades de êxito do tratamento.
Preguntas frequentes
1. Quem poderá se beneficiar com o Balao Intragástrico Ajustável?
O Balão Ajustável está indicado para pacientes que apresentem desde excesso de peso a obesidade mórbida. Ou seja, para pessoas com IMC>27.
2. Quanto tempo o Balao Intragástrico Ajustável pode permanecer no estômago?
O Balao intragastrico Ajustável é o único balão intra-gástrico autorizado para permanecer no estômago durante 1 ano. Ou seja, 12 meses para perder peso e adaptar-se a novos hábitos.
3. O que acontece após a colocação do Balao Intragástrico Ajustável?
É normal que, nos primeiros dias após a colocação, o paciente apresente náusea, vómitos ou dor abdominal. Contudo, estes sintomas vão diminuindo ao longo de dias até que o estômago se adapte ao balão.
4. Sentirei o balão no estômago?
Sim, mas apenas no início do tratamento. Depois, apenas terá uma sensação de saciedade constante. Assim, sentirá saciedade mesmo ingerindo uma pequena quantidade de alimentos. Desse modo, será mais fácil cumprir um regime nutricional.
5. Quanto tempo de recuperação é necessário após a colocação do balão?
Como se trata de um procedimento não invasivo, não cirúrgico, o período de recuperação é rápido. Habitualmente os pacientes podem voltar a trabalhar entre 24 e 48 horas. Contudo, este tempo será sempre dependente do tempo de adaptação do paciente ao balão.
6. Quantas vezes o tamanho do balão tem de ser reajustado?
Habitualmente, o tamanho do balão Balao intragastrico Ajustável é reajustado aos 3-4 meses de tratamento, quando começa a perder o efeito sobre a saciedade. Contudo, de acordo com a evolução do paciente, a equipe médica poderá programar outro reajuste ao longo do tratamento. Em caso de intolerância ao balão, após a colocação, é possível reduzir o tamanho do balão evitando a sua extração prematura.
7. Quanto peso posso perder com o Balão Ajustável?
Os estudos clínicos revelaram uma perda de peso média de 21Kg aos 6 meses e de 31 kg ao fim de 1 ano de tratamento, o que pode permitir alcançar um peso normal.
8. Deverei seguir um Programa de acompanhamento médico?
A adesão a um programa de acompanhamento para modificação dos hábitos alimentares e estilos de vida é uma parte importante do tratamento com o Balão Ajustável. O balão permite perder peso rapidamente, mas o cumprimento de um programa de acompanhamento multidisciplinar é fundamental para obter um resultado final sustentado no tempo.
9. Posso fazer um vida normal com o Balão Ajustável?
Durante a primeira semana após a colocação é aconselhável que não faça esforços pesados. Depois poderá retomar uma vida completamente normal, sendo mesmo aconselhável iniciar um programa de exercício físico.
10. O que acontece se o Balao Intragástrico Ajustável esvaziar dentro do estômago?
O balão ajustável tem um sistema de ancoragem não cirúrgico que impede o balão de migrar para o duodeno em caso de desinsuflação. Este sistema exclusivo diminui o risco de migração e obstrução relativamente aos balões antigos. O Balão Ajustável (BAS) representa uma inovação no tratamento não cirurgico do excesso de peso.